- Parque Oeste em Inhoaíba sedia o 3º Encontro de Turmas de Bate-bola
- Escolas de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz recebem mobiliário da Cúpula do G20
- RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
- Sereno de Campo Grande lança o Carnaval 2025 neste domingo
- É nessa quinta-feira o teste de reinauguração do Arthur Azevedo
Sesc oferece tratamento dentário gratuito em Campo Grande a partir de 28/10
De acordo com o Ministério da Saúde, as cáries atingem quase 90% da população brasileira. Para tratar esta doença bucal tão comum e outros problemas dentários, o Sesc leva sua unidade móvel de odontologia, o OdontoSesc, a diversos pontos do Estado, e, a partir desta terça-feira (28/10), a carreta de saúde bucal estará no bairro de Campo Grande, no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, a partir das 10h, para inscrições em 500 vagas de atendimento (320 vagas imediatas e 180 para lista de espera). Para usar os serviços do OdontoSesc, os moradores devem fazer a inscrição levando CPF e carteira de identidade. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. Com o início do atendimento do OdontoSesc em Campo Grande, estarão em operação quatro carretas no estado: em Conceição de Macabu, Nova Friburgo e Duque de Caxias.
O OdontoSesc é formado por consultórios de última geração, equipados para diferentes tipos de demanda, da obturação à radiografia, além de extração, fluoretação, escovação e profilaxia. Os consultórios funcionam sobre uma carreta com quatro metros de altura, 15 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, onde funcionam quatro consultórios odontológicos completos para tratamentos de clínica geral. Os serviços oferecidos serão remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias).
Além de oferecer tratamento, o OdontoSesc também trabalha a prevenção das doenças dentárias e a importância da higiene bucal. No dia da inauguração, todas as pessoas que forem ao OdontoSesc receberão orientações sobre higiene bucal, oficinas de escovação e aplicação de flúor. Para as crianças, uma atração a mais que demonstra a ação da cárie sobre os dentes é a experiência do ovo: um ovo tem um dos lados de um ovo caipira com flúor e é mergulhado em um recipiente com vinagre. Por ser ácido, o vinagre desgasta a cor do ovo na face que não tem flúor.
Prevenção da cárie
A cárie é uma das doenças mais comuns da boca, e causa a deterioração do dente. Apesar de ser causada por uma bactéria, são necessários outros fatores como dieta rica em carboidratos, higiene oral deficiente ou ausente e saliva viscosa ou insuficiente, entre outros. Por isso, é muito importante a higienização da cavidade oral, desde que o bebê nasce. Para evitar a cárie, torna-se necessários adotar os seguintes hábitos: boa escovação dos dentes, utilização de fio dental, uso de creme dental com flúor, controle da dieta e ações educativas. A falta de dentes pode provocar problemas digestivos, lesões bucais, alterações na fala e perda da autoestima.
Serviço
OdontoSesc em Campo Grande
Centro Interescolar Estadual Miécimo Silva: Rua Olinda Elis, 470, Campo Grande
Inscrições 28/10/2014, a partir das 10h
Atendimento para adultos e crianças a partir de 5 anos
Serviços disponíveis: remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias).
500 vagas (320 para atendimento imediato e 180 para fila de espera)
Mais informações em www.sescrio.org.br
{loadposition folhadaterra-posicao10}
{jcomments on}